top of page

Frederick Matthias Alexander

(1869 – 1955)

F. M. Alexander, nascido na ilha da Tasmania (Austrália), foi um elocucionista e declamador shakespeariano. Segundo seu relato, foi para se livrar de um problema de voz - uma rouquidão recorrente que ameaçava suas aspirações teatrais - que ele descobriu, através de uma escrupulosa auto-observação diante do espelho, a causa de seu problema.

Alexander descreveu minuciosamente a progressão dos experimentos, das deduções e das descobertas que o teriam levado a elaborar o próprio método no primeiro capítulo do livro "O Uso De Si Mesmo".

Ele descobriu que executava pequenos movimentos com a cabeça e o peito de maneira automática e subconsciente toda vez que se predispunha a recitar. A partir dessa observação o jovem declamador presumiu que o funcionamento correto dos mecanismos vocal e respiratório fosse afetado por aqueles movimentos detectados. Diante do espelho ele notou também que inspirava o ar pela boca ofegando e que, de maneira geral, diminuía sua estatura. Descobriu, ainda, que acionava automaticamente os mesmos movimentos prejudiciais em toda ação e não só no ato de falar ou de recitar.

 

Graças a um período de persistente experimentação autodidata, Alexander relata que conseguiu reeducar a si mesmo e mudar os automatismos que afetavam o funcionamento dos mecanismos vocal e respiratório.

O uso do espelho foi fundamental para detectar os gestos que supostamente causavam seu problema e para descobrir que ele não fazia o que pensava estar fazendo. A percepção de si era imprecisa e influenciada pelo que ele considerava natural e correto.

Mudar a maneira habitual de usar seu corpo, percebida como natural e correta implicou uma prática consciente contraposta à maneira habitual de se usar e a aceitação das sensações que a nova coordenação proporcionava. A afonia cessou à medida em que ele avançou no processo.

Depois da própria reeducação, Alexander começou a guiar outras pessoas no processo de reeducação cinestésica e, depois de 35 anos de prática de ensino na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1931, ele fundou o primeiro curso de formação de professores. Desde então, cursos de formação foram instituídos em muitas nações ao redor do mundo.

bottom of page